Atividade
lúdica na Educação Física
Sabe-se o quão importante e eficiente é o ensino de forma lúdica através das brincadeiras e jogos, apesar disso, ainda há uma divisão em relação ao brincar como metodologia de ensino. É necessário buscar reconhecimento e valorização do brincar para auxiliar nas salas de aula.
Machado,
(1966, p. 28), coloca que: “brincar ajuda a criança a ajustar-se não só no
ambiente físico mais também no meio social [...]”. As crianças se desenvolvem
quando estão interagindo no ambiente o qual estão inseridas. É necessário que
se observe a fase que a criança está vivendo, para adequarmos a melhor forma de
ensino, se será através de brinquedos ou de atividades lúdicas.
Entre quatro e setes anos, pode ser acrescentado brincadeiras em grupo e
com regras. Nesse momento, já há uma maior atenção e concentração. No período de
sete a doze anos, a criança começa a desenvolver domínio sobre o movimento do
seu corpo. Usa-se jogos de raciocínio, atividades que envolvam habilidades,
teatro, competições. Dos doze anos em diante, deverão utilizar atividades que
desenvolva a habilidade e o intelecto.
Para Abreu (1993), os jogos são importantes na escola porque fazem parte
do universo infantil. Navarro,
Mariana Stoeterau (2009), buscando a importância do brincar para o
desenvolvimento das crianças, principalmente na educação infantil. Busca-se
compreender o brincar como um estímulo poderoso no desenvolvimento das
crianças, dispor um tempo de qualidade, instrumentos que despertem a
criatividade é essencial nessa etapa.
Jogos e brincadeiras infantis no meio
educacional são elementos pedagógicos indispensáveis para a formação da
criança. É no lúdico que a criança desenvolve a sua personalidade, a sua
relação com o mundo, de forma dinâmica, prazerosa, interativa e estimulante.
https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_31_1412711754.pdf
http://www.repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5892/1/21273857.pdfhttp://ferramentas.unipinhal.edu.br/movimentoepercepcao/include/getdoc.php?id=802&art
http://www.repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5892/1/21273857.pdf
http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/2693_1263.pdf
http://www.ufrgs.br/ceme/uploads/1381975809-Copia_de_Monografia_Antonia_Pereira_d
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